segunda-feira, 18 de agosto de 2025

  


Os Múltiplos Significados de "Capaz" no Rio Grande do Sul/ Carmen Regina Quadros

Você já deve ter ouvido alguém dizer "capaz" em uma conversa casual aqui no Rio Grande do Sul, mas já parou para pensar no que essa palavra realmente significa? Diferente do uso mais comum no restante do Brasil, onde "capaz" geralmente indica a capacidade ou habilidade de alguém fazer algo, no nosso querido estado essa expressão ganha nuances bem curiosas e multifacetadas.

"Capaz" como Expressão de Surpresa

No cotidiano gaúcho, é muito comum ouvir "capaz!" em situações onde alguém quer expressar surpresa ou espanto. Por exemplo, se alguém conta uma história impressionante ou inesperada, a resposta típica poderia ser um enfático "capaz!" - equivalente a um "sério?" ou "não acredito!" em outras regiões. Nesse sentido, também pode ser usada a forma estendida "Capazzz!", com um tom ainda mais incrédulo.

"Capaz" como Forma de Negação

Outra utilização interessante de "capaz" por aqui é como uma forma de negar algo com certa ênfase. Quando alguém diz "capaz que eu vou fazer isso!", a pessoa está, na verdade, afirmando que jamais faria tal coisa. É uma maneira enfática e até um pouco dramática de recusar ou negar uma ação, e essa entonação geralmente vem acompanhada de um tom bem característico.

"Mas Bem Capaz" e a Ironia

A ironia também é um terreno fértil para o uso de "capaz". Imagine a cena: um amigo se vangloria de uma proeza claramente exagerada, e você responde com um sarcástico "capaz!". Nesse contexto, a palavra serve para expressar incredulidade ou deboche, deixando claro que você não acredita na história contada. Já o "Mas bem capaz!" é usado para enfatizar que algo é totalmente fora de questão, sem nenhuma chance.

"Capaz" no Sentido Tradicional

Claro que não podemos esquecer o uso tradicional da palavra "capaz", que também é utilizado por aqui para indicar que alguém tem a habilidade ou a competência para realizar algo. Por exemplo, "Ela é capaz de resolver esse problema sozinha" ainda faz todo sentido no nosso dia a dia.

O Charme da Expressão

O que torna "capaz" tão especial no Rio Grande do Sul é justamente essa versatilidade e o tom regional que ela carrega. É uma expressão que reflete muito da nossa cultura e maneira de nos comunicarmos, adicionando um toque de autenticidade às nossas conversas. É uma dessas palavras que nos faz sentir em casa, não importa onde estejamos.

Então, da próxima vez que você ouvir ou usar "capaz", lembre-se dessas diferentes nuances e sinta o orgulho de fazer parte dessa rica tradição linguística do nosso estado.

EMPREGOS DO CAPAZ

Capaz que não: Sim

Capaz: Não

Mas bem capaz: Óbvio que não

Capaz: De nada

Capaz: Não acredito

Capazzz: Não me diga!

É capaz mesmo: Não duvide

Mas bem capaz: Sem nenhuma chance

Capaz: Sério?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Dando rédeas à poesia / Paulo de Vargas Nestas volteadas da vida, grudo-me nas crinas do vento, dando rédeas ao pensamento, engarupado nes...