Perfeição / Sid Fontoura.
Quando falamos em pessoas que demonstram ser perfeccionistas, temos que entender que isto é uma consequência causada pelo sentimento de punição, quando uma criança não podia errar, pois isto seria um sinal de fraqueza e desinteresse. E isto faz com que depois de adulta, ela assuma uma imagem psicológica de que é necessário sempre ser impecável no que faz, para não sofrer nova rejeição.
Sempre, por detrás da tentativa incansável de fazer aquilo que é considerado excelência, a origem é algo do passado, quando não ser o suficiente custa caro, quando precisamos de aprovação por algo que fizemos, para depois recebermos atenção e algum afeto.
Quando criança percebemos que fazer o que é mandado, ser obediente e passivo é seguro. Perigoso é ser quem realmente somos, é muito arriscado. No final, somos elogiados por nossas conquistas, mas renegados por nossas imperfeições. E muitas vezes confundimos amor que orienta, com pressão que sufoca.
O perfeccionismo é uma imagem difusa, onde tentamos ver aquilo que queremos ser, mas visualizamos aquilo que os outros fizeram de nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário