sábado, 15 de fevereiro de 2025

 

                                            


   MELHOR FASE /Jorge Remi Hansen

A maturidade é deslumbrante! Ao mesmo tempo pacificadora e cheia de calmarias.

As disputas da juventude, os peitos inflados, os destemperos, perdem o sentido depois de uma certa idade.

Rememorando as  atitudes que tivemos em tempos passados, até nos envergonhamos de atos que praticamos enquanto éramos imaturos. Maturidade  é ter a coragem, equilíbrio, ousar dizer: “ Eu errei!”  Assumir o erro, ter a humildade de pedir perdão e perdoar.

Faz-nos pensar quando vemos nossos filhos, jovens , exasperados para resolverem situações, um tremendo quebra cabeça, mas que para nós, hoje, são banais. Podemos, em primeiro momento, até nos decepcionar, mas o tempo nos faz  encarar como algo de bom, um constante aprendizado. À medida que  evoluímos, vamos deixando  de lado certas práticas, evitando situações que nada nos acrescentam.

Como  nos desgastamos com coisas tão sem importância, mas depois de maduros conseguimos  compreender! Devemos olhar com  certa leveza para algo errado, ruim no passado, mas um aprendizado e amadurecimento. É seguir em frente, mesmo quando o caminho é difícil e longo...

Os arroubos da juventude passam a ser uma roupa que não nos serve mais, nem com ajustes e remendos  fica confortável, melhor abandoná-la.  A idade é um número, chega para todos, e não retrocede. Maturidade  é atitudes positivas, pensadas... ficar calado, sabe  o valor do silêncio, quando a outra pessoa espera que gritemos... dizem que: levantar a voz é sinal fraqueza, de falta de argumentos.

Maturidade  é apreender a se afastar de pessoas e situações que afetam a nossa paz e auto estima. Nos dá uma dose generosa de bom senso, nos faz lutar por aquilo que realmente importa. Uma pessoa madura possui uma força indescritível dentro de si, agem de acordo com o que acreditam e impressionam pela segurança, serenidade, exemplo e história de vida. Nunca deixam morrer a criança que um dia foram.

Sabemos para onde ir, de onde não devíamos ter saído e para onde não devemos, podemos voltar.

É uma época de certezas, menos erros, mais consciência e acertos. Nos aproximamos do que chamamos de paz.

Mas essa paz não pode significar acomodação, temos que nos manter atualizados, ativos, produtivos para ainda sermos merecedores de fazer parte dessa grande aventura chamada VIDA.

Fevereiro/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário